quinta-feira, 1 de março de 2012

A horta: cenouras e brócolos... e caracóis!

Pois é, o ataque dos caracóis levou a melhor. Quase que destruiam a horta por completo. Foi um verdadeiro banquete, para os caracóis, claro!
Tivemos que dar luta à bicharada e a família juntou-se, armada de caixa de cerveja, e convidou os caracóis a um mergulho. Conseguimos eliminar a população de caracoletas aqui da horta, e agora a coisa está mais calma. Dos brócolos que tinha semeado sobrou muito pouco, mas consegui transplantar três pézinhos que agora estão a crescer. As cenouras estão mesmo bonitas e daqui a nada também já as vou transplantar.



É mesmo bom ver a horta a crescer e ver as crianças a identificarem cada coisa no seu vaso, mas esta história dos caracóis não ficou por aqui. Somos uns corações moles e não conseguimos continuar a matar caracóis uns atrás dos outros, mas também não podemos deixar que nos devorem a horta. Então, a pedido dos mais pequenos, daqui para a frente, apanhamos os caracóis e devolvemo-los à mãe natureza bem longe da nossa horta. E claro, com tanta curiosidade instalada resolvemos construir um terrário onde colocámos três caracóis que vamos alimentando e observando ao longo dos dias. A pesquisa na internet também foi produtiva e aprendemos muita coisa sobre os caracóis. Depois conto...

2 comentários:

  1. Para evitar que os caracóis façam um banquete à conta da vossa horta, experimentem espalhar algumas lascas finas de madeiras na terra. Eles não conseguirão deslocar-se.
    - m

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Miguel. Se necessário assim farei, mas parece-me que conseguimos controlar a peste com a caça. Vamos ver...

      Eliminar