sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Actual Educação Estraga as Crianças - The Education we are having nowadays is ruining our Children

A atual educação estraga as crianças - Eduardo Sá
http://www.ensinoprivado.com/noticia_A-atual-educacao-estraga-as-criancas---Eduardo-Sa.html

Hoje, alguém partilhou esta notícia num grupo do facebook. Eu, pessoalmente sou fã do Eduardo Sá. Acho que ele sente as crianças como seres especiais que precisam de tempo e espaço para crescerem e aprenderem. Quando leio aquilo que ele escreve sinto-me mais confiante e com coragem para enfrentar tudo e todos naquilo que diz respeito à educação dos meus filhos. Faz-me sentir que estou no bom caminho. No mais difícil, mas no bom caminho. 
Quero muito que os meus filhos tenham uma infância feliz e com mais brincadeira do que trabalho, porque a brincar é que se aprende. Quero que possam passar tempo uns com os outros e que brinquem muito, muito muito! E recebam de nós todo o tempo do mundo e muito amor!!
A escola que se vive hoje é castradora, não deixa as crianças terem imaginação nem opinião. E claro, os blocos de 90 minutos!!!! Blocos de 90 minutos???? Qual é a criança que aguenta 90 minutos concentrada a ouvir um professor a debitar informação, para depois fazer um intervalo de 10 minutos e passar mais outros 90 concentrado a ouvir?  Deveria ser proibido este tipo de ensino. É retrogrado e está a léguas das necessidades das crianças. E não leva a lado nenhum. Não é assim que se aprende. Mas infelizmente, ainda há quem ache que assim é que é. Há pais que só querem  que os  seus meninos tenham boas notas e venham a ser doutores. E não os incomóda o facto de não terem tempo para os ouvir, nem saberem quais os seus sonhos e verdadeiras necessidades. 
Aquilo que eu quero realmente para os meus filhos é que eles sejam felizes, e que aprendam brincando. Porque se pode aprender em qualquer lugar, e cada criança tem o seu tempo de aprender. Não podemos esperar que todos aprendam da mesma forma e ao mesmo tempo. A escola só funciona se respeitarmos o tempo de cada um, se permitirmos às crianças ajudarem-se umas às outras, para que em conjunto atinjam objectivos. Mas isso seria bom demais. Se eu pudesse, se não tivesse limitações económicas, o que fazia neste momento era retirá-los da escola e pô-los em ensino doméstico.
Obrigada Eduardo Sá, por nos lembrares o que realmente é importante nesta vida!

2 comentários:

  1. I came here through Ginny's blog. You are so right about the dreadful way children are schooled now. Long sessions, little recreation, too much book work and not enough freedom. No wonder so many children in our country are put on drugs for "hyperactivity"...children are not meant to sit still for so long!

    It sounds like Eduardo Sa and John Holt have much in common. I love Holt's books--here is a man who loved children and found them fascinating.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you for coming by. We have to fight for what we believe and I do believe that our children will be happier and more capable than those whose parents don't care. The school system is crashing!!

      Eliminar