domingo, 29 de abril de 2012

Salada de batata com alface cá da horta

As primeiras alfaces que semeei foi ainda em janeiro. Como ainda não percebia nada disto de ter uma horta  enchi um garrafão com sementes, não fosse alguma não nascer. Mas nasceram todas! E acabei sem espaço para elas crescerem. Então, resolvi transplantar aquelas que estavam maiores e cá estão elas, cescidas e saborosas.
Não costumo apanhar as alfaces inteiras, vou cortando as folhas de fora para que o resto vá crescendo. Nestes últimos dias, com a chuva que tem caído, as alfaces têm crescido muito. Então, hoje ao almoço decidimos fazer uma salada de batata com alface e ovo cozido para aproveitarmos estas alfaces 100% biológicas da nossa horta.




Ingredientes para 4 pessoas:
12 batatas novas 
4 ovos
1 alface

Preparação:
Cozer as batatas cortadas em quartos com casca e os ovos. Lavar a alface. Juntar as batatas cozidas com os ovos cortados em pedaços bem pequeninos e a alface. Temperar com sumo de limão, azeite, sal, oregãos e pimenta preta! Há alguém cá em casa que põe também cominhos em pó, mas isso não é para todos! :)




É preciso ter muita paciência quando se começa uma horta. Esperar que as sementes brotem da terra, que cresçam e se transformem em algo comestível e 100% biológico requer muita paciência. Todos os dias vou espreitar a horta, arrancar umas ervinhas, vêr se é necessário regar, perceber se as coisas estão saudáveis, controlar as pragas... e parece que nada cresce. Mas ao fim de algum tempo percebemos que afinal as coisas crescem devagarinho, como as crianças, e sabe bem acompanhar esse crescimento de perto. Ter uma horta é como ser mãe outra vez...


3 comentários:

  1. Ter uma horta é também um dos meus sonhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    Cheguei até aqui atraves do blog da amora. Adorei a ideia dos garrafões para plantar as alfaces! Por "aqui" tb andamos a escolher um espaço para plantar algumas alfaces...já temos uma mini-horta e é maravilhoso assistir ao crecimento e desenvolvimento do que plantamos ;)

    ResponderEliminar